12 DE ABRIL, ÀS 17:00, NA CASA DA CULTURA, EM SETÚBAL, COM APRESENTAÇÃO DE RUI LOPO: LANÇAMENTO DE «AGOSTINHO DA SILVA EM SESIMBRA», DE PEDRO MARTINS E ANTÓNIO REIS MARQUES

02-03-2014 22:48

Este livro é antes de mais um importante, embora localizado, subsídio para o conhecimento biográfico de Agostinho da Silva. Tem como fio condutor Sesimbra e a presença desta na vida do escritor. Sesimbra, vila piscatória entre Sado e Tejo, com uma localização privilegiada nas fraldas da serra da Arrábida e pergaminhos de antiguidade tão sérios que já Camões a respeita de subida forma, citando-a ao lado das mais importantes cidades do reino do século XII (canto III, 65), foi, de forma recorrente e em momentos diversos, um dos locais mais marcantes da vida de Agostinho da Silva.

António Cândido Franco, in Prefácio

 

A par da publicação das cartas de Agostinho da Silva para António Telmo, que Pedro Martins, Renato Epifânio e Rui Lopo transcreveram e anotaram para o próximo número da revista NOVA ÁGUIA, as comemorações do 20.º aniversário da morte do filósofo portuense ficam ainda marcadas, no plano editorial, pela saída a lume, com a chancela sadina do Centro de Estudos Bocageanos, do livro Agostinho da Silva em Sesimbra, da autoria de Pedro Martins e António Reis Marques. Prefaciado por António Cândido Franco, co-autor desta página, que se encontra já na fase final da redacção da sua biografia de Agostinho, o livro será lançado em Setúbal, na Casa da Cultura, no próximo dia 12 de Abril, pelas 17:00, estando a apresentação a cargo de Rui Lopo, um autorizado agostiniano (com vasto trabalho no espólio do filósofo) que, tal como Martins e Reis Marques, integra a equipa do projecto António Telmo. Vida e Obra. Depois, as comemorações agostinianas de matriz télmica mudam a agulha para Sesimbra, do outro lado da Arrábida, animando a primeira e a quarta TARDES TÉLMICAS. Assim, a 3 de Maio, um outro membro do projecto António Telmo. Vida e Obra, Miguel Real, autor de um livro referencial sobre Agostinho de Silva e a Cultura Portuguesa, apresenta Agostinho da Silva em Sesimbra na Biblioteca Municipal da Piscosa. E a 27 de Setembro, no mesmo local, Pedro Martins e Rui Lopo jogam espelhos em palavras cruzadas: o primeiro mostra Agostinho visto por Telmo; o segundo, Telmo por Agostinho.