ANTÓNIO REIS MARQUES E JOÃO AUGUSTO ALDEIA NO PROJECTO «ANTÓNIO TELMO. VIDA E OBRA»

01-02-2014 19:25

Os sesimbrenses António Reis Marques (ao centro na foto da esquerda) e João Augusto Aldeia são desde hoje membros do projecto António Telmo. Vida e Obra, facto que muito nos orgulha. 

Decano dos estudos históricos locais, e autor de uma vasta bibliografia sobre a camonina Piscosa, António Reis Marques aqui conheceu António Telmo no meado da década de quarenta, quando este, vindo da Arruda, chegou a Sesimbra com a família. Desde então, gerou-se entre ambos uma fraternal amizade, que nunca se interrompeu, e que envolveu também um outro sesimbrense: Rafael Monteiro. Mais tarde, por intermédio de Telmo, Reis Marques, tal como Rafael, viria a conhecer Agostinho da Silva, ambos os sesimbrenses se tornando, a breve trecho, dos melhores amigos do autor de Reflexão

Quanto a João Augusto Aldeia, que acaba de cessar funções como Director de O Sesimbrense, e conviveu frequentemente com António Telmo, sobretudo nos anos 70, tem em Rafael Monteiro a sua maior referência nos estudos locais, em cujo âmbito se tem dedicado a investigações várias no domínio da história económica e social, nomeadamente sobre a actividade piscatória e a imprensa local. 

Com António Reis Marques e João Aldeia, o projecto António Telmo. Vida e Obra poderá vir a desenvolver estudos locais de directa ou indirecta significação télmica, como aquele que desde já se anuncia para breve: a publicação, nesta página, da correspondência, anotada e comentada , de Rafael Monteiro para António Telmo, em colaboração com Pedro Martins.

Contactos

António Telmo. Vida e Obra antoniotelmovidaeobra@gmail.com