COM LANÇAMENTO EM SETÚBAL, EM ABRIL: CENTRO DE ESTUDOS BOCAGEANOS EDITA «AGOSTINHO DA SILVA EM SESIMBRA», DE PEDRO MARTINS E ANTÓNIO REIS MARQUES

16-01-2014 09:25

O livro Agostinho da Silva em Sesimbra, da autoria de Pedro Martins e António Reis Marques, de que já aqui demos conta, será editado pelo Centro de Estudos Bocageanos, prestigiada instituição cultural de Setúbal, actualmente sediada na Casa da Cultura desta cidade. Assim, desde já se perspectiva que o lançamento daquela obra possa aqui vir a ter lugar no dia 5 de Abril, sábado imediatamente subsequente ao dia em que se assinala a passagem do 20.º aniversário da morte de Agostinho da Silva (que se cumpre dois dias antes). A data será, porém, confirmada no início de Março. Na Sala José Afonso da Casa da Cultura, a apresentação estará a cargo de Rui Lopo, um agostiniano que dispensa apresentações e que integra também a equipa do projecto António Telmo. Vida e Obra.

A ideia deste livro, que vai ser prefaciado por António Cândido Franco e será depois apresentado em Sesimbra, no próximo dia 3 de Maio, por Miguel Real, surgiu na sequência da palestra com o mesmo título que Pedro Martins proferiu em 8 de Junho do ano transacto, na camonina Piscosa, na «Tarde Atlântica com Agostinho da SIlva», e foi progressivamente ganhando contornos como seu natural desenvolvimento e corolário. O resultado final é um amplo estudo em nove capítulos com prólogo e epílogo, a que se juntam os testemunhos agostinianos de António Reis Marques, um dos grandes amigos do autor de Reflexão e hoje o decano guardião da memória sesimbrense, e a histórica, por derradeira, entrevista que Agostinho da Silva concedeu, em Setembro de 1993, ao mensário sesimbrense Raio de Luz, numa conversa com Pedro Martins, António Ladeira e José Pedro Guerreiro Xavier.

Beneficiando largamente dos testemunhos recolhidos e de muitos documentos nunca antes considerados, como a correspondência de Agostinho da Silva para António Telmo - meia centena de cartas que Pedro Martins, aliás, transcreveu para o próximo número da revista «Nova Águia» - e para a sua afilhada Anahi, filha de António Telmo e primeira dedicatária deste estudo de Martins, Agostinho da Silva em Sesimbra, que é também, em boa parte, um livro sobre Telmo, procura estudar exaustivamente os desígnios e os projectos sesimbrenses de Agostinho, trazendo, também, ao conhecimento geral alguns dados novos do ponto de vista biográfico, no ano em que se comemora o vigésimo aniversário da morte do filósofo. Recorde-se que Agostinho da Silva teve em Sesimbra a sua segunda morada durante duas décadas bem contadas, logo após o seu regresso do Brasil, e até ao fim da sua vida.