EDITORIAL. 11

02-05-2017 00:05

Uma sóbria, sublime e soberana inquietude

 

Comemora-se hoje o nonagésimo aniversário do nascimento de António Telmo. A efeméride, que tem vindo a ser assinalada desde Dezembro de 2016, conjuga-se com os quarenta anos da edição da História Secreta de Portugal e os vinte da publicação de O Horóscopo de Portugal, livro que será reeditado no Volume VII das Obras Completas de António Telmo, com lançamento previsto para o solstício de Verão, no próximo dia 24 de Junho, na Biblioteca Municipal de Sesimbra, na segunda sessão das Tardes Télmicas deste ano. O ano de 2017 é, assim, um ano télmico por excelência!

A uma década de se assinalar o centenário do filósofo, o Projecto António Telmo. Vida e Obra continua a lançar os alicerces da sua posteridade, prestando apoio científico e institucional à publicação da sua opera omnia, em curso de edição na Zéfiro. Até ao final deste ano, ficará praticamente disponível no mercado livreiro toda – ou quase toda – a obra que o filósofo publicou em vida, incluindo os escritos dispersos da primeira fase, até hoje por reunir em volume, e isto a par da publicação constante de centenas de páginas inéditas provenientes do seu espólio, seja nas Obras Completas, seja em revistas como A Ideia, Devir e Nova Águia.

António Telmo é hoje um autor estudado em iniciativas de investigação académica, de que são exemplos o projecto Redenção e Escatologia no Pensamento Português, da Universidade Católica Portuguesa, coordenado por Samuel Dimas, e A Dinâmica dos Olhares. Cem Anos de Literatura e Cultura em Portugal, do CLEPUL, coordenado por Rui Sousa. A sua obra e o seu pensamento têm ainda sido motivo expresso de diálogo frequente em congressos internacionais dedicados a temas como os “Judeus e Cristãos Novos no Mundo Lusófono” e a nomes como Verney, Bruno, Bocage ou Pascoaes.

Na semana que agora se inicia – hoje mesmo, no dia do seu aniversário –, Risoleta C. Pinto Pedro irá evocá-lo, a par de seu mestre Agostinho da Silva, no pólo de Sacavém da Universidade Sénior de Loures. No próximo sábado, em Lisboa, Pedro Martins falará sobre o seu pensamento maçónico, na abertura do primeiro Salão do Livro Maçónico.

Em Espanha e em França colhem-se hoje indícios seguros de que, dentro de alguns anos, a Europa poderá descobrir o singular pensador de Arte Poética.

Ainda este ano, no segundo semestre, será publicado, na Colecção Thomé Nathanael – Estudos sobre António Telmo, um livro de Risoleta C. Pinto Pedro sobre a sua obra e o seu pensamento. Outros se seguirão.

A par do segundo ciclo de As Artes da Misteriosofia, que decorre, desde Dezembro último e até ao fim do ano, na sede da AMORC, em Lisboa, iniciar-se-á, no próximo dia 3 de Junho, em Sesimbra, a quarta edição das Tardes Télmicas. E ainda este ano, em data a anunciar, será organizado um Colóquio de encerramento das comemorações do 90.º aniversário do nascimento do nosso patrono.

No passado mês de Abril, num registo por certo invulgar, esta página superou a fasquia dos 10.000 visitantes mensais, sendo assim possível que, até ao fim do ano, se aproxime dos 100.000 visitantes anuais.

Tal como sucede com António Telmo, 1927 é o ano do nascimento de dois insignes membros do nosso Projecto. Referimo-nos ao Professor João Ferreira, que recentemente – a 17 de Fevereiro – comemorou o seu 90.º aniversário em Brasília, e a António Reis Marques, que o comemorará no próximo dia 23. Daqui saudamos, pois, efusivamente estes dois nossos companheiros, mestres e amigos!

Saudamos também, com gratidão e carinho, nesta hora dominada pelo signo do nove, e por isso do novo, que há em noventa, a família de António Telmo, na pessoa de Maria Antónia Braia Vitorino!

Pela nossa parte, gratos a todos – e são muitos – os que connosco têm colaborado nesta aventurosa caminhada, continuaremos a procurar honrar esse legado de sóbria, sublime e soberana inquietude que é o de António Telmo!