EDITORIAL.18

20-11-2018 10:30

O tempo dos leitores

Faz hoje cinco anos, era criado o Projecto António Telmo. Vida e Obra. Um lustro depois, a edição, na editora Zéfiro, das Obras Completas do nosso patrono está prestes a alcançar o décimo volume publicado. Capelas Imperfeitas – Dispersos e Inéditos será lançado no próximo mês de Dezembro, em Lisboa, em local e data a anunciar muito em breve.

Esta caminhada só foi possível devido à conjugação de muitos esforços, sendo da mais elementar justiça realçar o dedicado empenhamento da família de António Telmo, a quem saudamos na pessoa de Maria Antónia Vitorino, e da Zéfiro, na pessoa do seu editor, Alexandre Gabriel.

Ao longo destes anos, foram inúmeras as iniciativas públicas que organizámos ou a que nos associámos, no vasto campo da chamada Escola Portuense, alargando o nosso raio de alcance a figuras como Agostinho da Silva, Pascoaes ou António Quadros, entre outras.  

 Deste ponto de vista, 2018 foi um ano de contenção, com maior enfoque no plano do estudo e da edição do espólio de António Telmo. 2019 deverá assinalar o regresso do Projecto, directa ou indirectamente, a uma maior actividade pública. Assim, logo em Janeiro, estaremos empenhados no lançamento do novo número da revista A IDEIA, em boa parte dedicado a Agostinho da Silva, num extenso dossier coordenado por António Cândido Franco, Pedro Martins e Risoleta C. Pinto Pedro. Mas outras actividades estão, desde já, a ser preparadas.

Com a maior parte da obra de António Telmo hoje, de novo e como nunca, acessível ao público, parece ter chegado o tempo dos leitores, os mesmos que têm feito desta página um surpreendente sucesso crescente e solidamente sustentado.