EDITORIAL. 22

02-05-2020 00:09

Uma página renovada

 

No dia em que se completam 93 anos sobre o nascimento de António Telmo, apresentamo-nos perante os leitores com uma página digital renovada e ampliada, sobretudo nos seus conteúdos.

Assim, actualizámos os registos bibliográficos do filósofo da razão poética, há poucos dias enriquecidos com a (re)descoberta de uma importante recensão de Dalila Pereira da Costa à Gramática Secreta da Língua Portuguesa, que até hoje permanecera desatendida e omissa na sua bibliografia passiva. Fora publicada no Volume I, número 4, da revista Nova Renascença (Verão de 1981), e a sua localização tornou-se possível graças ao precioso livro Nova Renascença – Revista Trimestral de Cultura: Perfil e Identidade de uma Revista (Fundação Eng. António de Almeida, Porto, 2015), da autoria de Paulo Samuel, membro do nosso Projecto.   

Algumas secções são novas na nossa página; outras sofreram uma significativa remodelação.

No primeiro caso, encontra-se a breve notícia biográfica do nosso patrono, bem como as rubricas dedicadas a Agostinho da Silva, à Colecção Thomé Nathanael ou à correspondência; no segundo, os itens da apresentação do Projecto e das Obras Completas de António Telmo. No seu conjunto, estas alterações não só reflectem o desígnio de aperfeiçoamento que sempre nos tem norteado, como também a acumulação de um património de realizações que é hoje o nosso.

Note-se ainda, a este respeito, que, desde o seu início, em 20 de Novembro de 2013, e até hoje, a página do PAT.VO já registou a afluência de 637.543 visitantes, o que diz bem da sua aceitação e implantação.

Por estes dias, ficou concluída a transcrição e a anotação das cartas de Dalila Pereira da Costa para António Telmo, acervo epistolar que se guarda no espólio do filósofo e que será publicado no próximo número – já o 26.º, no segundo semestre de 2020 – da revista Nova Águia,  cujo autor em destaque será justamente António Telmo .

A par deste valioso contributo epistolográfico, também um conjunto de escritos inéditos, já transcritos, do próprio António Telmo será destinado àquele número da revista dirigida por Renato Epifânio, com o qual se pretende assinalar a passagem do décimo aniversário da partida do nosso patrono, que irá ocorrer em 21 de Agosto do corrente ano.

A poucos meses de cumprir o seu sétimo ano de existência, o Projecto António Telmo. Vida e Obra prossegue, assim, a sua missão de estudo e edição do espólio de António Telmo

Já entregue ao editor Alexandre Gabriel, da Zéfiro, o Volume XI das Obras Completas de António Telmo, A Verdade do Amor precedida de Adriana, que viu a sessão do seu lançamento a 20 de Março, na Cooperativa Árvore, no Porto, ser cancelada por força da crise sanitária emergente, entrará no prelo assim que estiverem reunidas todas as condições necessárias. Do seu surgimento em público aqui daremos, oportunamente, a notícia que é devida.

Mormente nos tempos difíceis que se vivem, o contacto com os leitores é um imperativo que procuraremos cumprir o melhor possível. Daí a proposta de sucessivos textos, sobretudo inéditos, que se tem acentuado nesta nossa página digital nos últimos dias, e que culmina, já no dia de hoje, com a publicação de uma página autobiográfica de António Telmo, resgatada ao seu espólio, bem como de dois notáveis escritos, da autoria de António Carlos Carvalho e de Risoleta C. Pinto Pedro, dedicados ao nosso patrono, a cuja família, na pessoa da Dr.ª Maria Antónia Braia Vitorino, expressamos calorosamente a nossa gratidão.