MANUEL FERREIRA PATRÍCIO (1938-2021)

12-09-2021 18:02

Com a partida de Manuel Ferreira Patrício, ontem ocorrida no Hospital de Elvas, onde se encontrava internado, desaparece um dos mais notórios amigos de António Telmo, com quem o filósofo da razão poética manteve fecundo convívio pessoal e intelectual durante décadas. Antigo reitor da Universidade de Évora, Manuel Ferreira Patrício foi um insigne Professor Catedrático daquela escola e era membro, entre outras instituições, da Academia das Ciências de Lisboa e do Movimento Internacional Lusófono, entidade que editou recentemente, em seis volumes, e com o apoio do Grupo Delta, as suas “Obras Escolhidas”, coordenadas por Renato Epifânio e Samuel Dimas e posfaciadas por António Braz Teixeira, Manuel Cândido Pimentel, Hélder Silva, Luís Sebastião, José Esteves Pereira e Jorge Olímpio Bento.

Entre os mais notáveis contributos para o pensamento português deste excepcional pedagogo contam-se a ideia de Escola Cultural e o conceito de antropagogia. Profundo conhecedor do pensamento pedagógico de Leonardo Coimbra, tema sobre o qual incidiu a sua dissertação de doutoramento, Ferreira Patrício foi também um fino hermeneuta de autores como Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e António Sérgio, entre outros.

O funeral de Manuel Ferreira Patrício terá lugar amanhã, segunda-feira, 13 de Setembro, pelas 14:00, em Montargil, sendo precedido da celebração de Missa de corpo presente, às 13h, na Igreja Matriz daquela vila alentejana, de onde o Professor Patrício, membro do Projecto António Telmo. Vida e Obra, era natural.   

À família enlutada, e em particular a seu irmão José Patrício, também ele membro do nosso Projecto, endossamos as mais sentidas condolências, curvando-nos perante a sua memória.