NO PRÓXIMO SÁBADO, ÀS 15:30, SESIMBRA REVISITA AGOSTINHO DA SILVA COM ANTÓNIO CÂNDIDO FRANCO, RISOLETA C. PINTO PEDRO E ANTÓNIO CARLOS CARVALHO

28-10-2015 12:30

«Uma das características dos que têm vindo a formar a egrégora da Filosofia Portuguesa é a ausência de radicalismo ou de fanatismo em relação a qualquer uma das componentes daquela: aquilo a que poderíamos designar, embora sem rigor, conteúdo e forma, ideia e expressão, mas talvez melhor: filosofia e poética. Daí a nossa originalidade. Uma poética filosófica ou uma filosofia poética, embora as duas expressões tenham diferentes correspondências, porque a ordem não é arbitrária, mas não sou eu a pessoa indicada para falar sobre isso.

Trago o assunto a lume, porque abordarei o Agostinho das Sete Cartas a um Jovem Filósofo como sempre tenho feito em relação a restantes partes da sua obra: do ponto de vista literário, mas não, exclusivamente, do ponto de vista da forma, porque nele, como em outros, a poética é essência e a ideia também dá forma. Assim, ao tratar da sua poética, impossível se torna deixar de lado a filosofia, ainda mais num livro que tem por título o destinatário: um filósofo enquanto jovem.

Tal como Agostinho, ou, sem querer ser papista, talvez mais ainda do que ele (porque nele, acredito, parece-me ser muitas vezes uma pose, um teatro, sinto que ele tem mais certezas do que diz…), não tenho a certeza de nada, ou de muito poucas coisas. Não estou segura de tudo o que aqui afirmo, é um afirmar que enferma de pouca firmeza, mas assumo firmemente a responsabilidade pelo que firmarei.

Andarei entre literatura, pensamento e símbolo, que afinal são a mesma coisa.»

(...)

RISOLETA C. PINTO PEDRO(In)disfarçada confissão em Sete Cartas a um Jovem Filósofo, de Agostinho da Silva

Em pré-publicação, antecipamos aos nossos leitores os primeiros parágrafos da palestra que Risoleta C. Pinto Pedro irá proferir, já no próximo sábado, a partir das 15:30, no Auditório do Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, em Sampaio, Sesimbra, na segunda sessão do ciclo de palestras "Agostinho Revisitado: Novas Aproximações" que o Projecto António Telmo. Vida e Obra promove. até ao próximo mês de Dezembro, em parceria com o jornal Raio de Luz, no âmbito das comemorações do 40.º aniversário deste periódico, ao qual, recorde-se, Agostinho da Silva concedeu a sua derradeira entrevista de imprensa. 

António Cândido Franco, que falará sobre "Agostinho da Silva, o Estado Novo e a Pide", e António Carlos Carvalho, que abordará "Agostinho da Silva e o culto do Espírito Santo", completam o elenco do oradores.