PORQUE HOJE É DIA DE PASCOAES

02-11-2015 20:26

À Minha Musa
 
Senhora da manhã vitoriosa 
E também do crepúsculo vencido. 
Ó senhora da noite misteriosa, 
 Por quem ando, nas trevas, confundido. 
 
 Perfil de luz! Imagem religiosa! 
 Ó dor e amor! Ó sol e luar dorido! 
 Corpo, que é alma escrava e dolorosa, 
 Alma, que é corpo livre e redimido. 
 
 Mulher perfeita em sonho e realidade. 
 Aparição Divina da Saudade... 
 Ó Eva, toda em flor e deslumbrada! 
 
 Casamento da lágrima e do riso; 
 O céu e a terra, o inferno e o paraíso, 
 Beijo rezado e oração beijada. 

 

 Teixeira de Pascoaes em Senhora da Noite.
 
____________

 

Teixeira de Pascoaes nasceu simbolicamente faz hoje 138 anos. 

Quem conviveu de perto com António Telmo sabe que, a par de Pessoa e a seguir a Camões, o vate de Gatão era o poeta lusíada que o filósofo mais amava e admirava. Logo na História Secreta de Portugal, Telmo dedica a Pascoaes, o poeta da natureza, um importante capítulo. Em Filosofia e Kabbalah recolhe a conferência no Vale do Infante sobre o Regresso ao Paraíso. E em 2002, ano do cinquentenário da morte do poeta, assina o prefácio do volume Londres. Cantos Indecisos. Cânticos, saído a lume na Assírio & Alvim. Quem tiver estado atento ao magistério do filósofo poderá verificar como o mesmo contribuiu largamente para uma renovação da hermenêutica pascoalina, sobretudo a do Marános

No ano em curso comemora-se o centenário da Arte de Ser Português. Parceiro, quase desde a primeira hora, do Triénio Pascoalino, o Projecto António Telmo. Vida e Obra assinalou esta efeméride com um colóquio, realizado a 3 de Outubro último, no âmbito das Tardes Télmicas, na Biblioteca Municipal de Sesimbra, na abertura do qual Sofia A. Carvalho apresentou o Congresso Internacional comemorativo dos cem anos do célebre livro pascoalino, que se realizou em Lisboa, entre 14 e 16 de Outubro, na Academia das Ciências, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Biblioteca Nacional. Vários dos oradores participantes são membros do nosso Projecto, como as imagens abaixo mostram. Alguns deles, como Elísio Gala e Pedro Martins, fizeram soar o nome de Telmo nas suas comunicações. Neste dia tão especial para a família pascoalina, saudamos a nossa amiga Maria Amélia Teixeira de Vasconcelos, sobrinha do poeta, e felicitamos Sofia A. Carvalho e Pedro Vistas (também membro do Projecto), pela dedicação, pela competência e pelo entusiasmo que, em representação do Clepul, têm depositado na organização dos congressos que integram o Triénio.

Uma última nota para uma excelente notícia: a reedição fac-similada, recentíssima, de Embryões, o livro de estreia de Pascoaes, até agora uma extraordinária raridade. O prefácio, "As primícias de Teixeira de Pascoaes", é da autoria de António Cândido Franco, membro fundador do nosso Projecto. 

Pedro Martins, à direita do leitor.

Miguel Real, segundo a contar da esquerda.   

Samuel Dimas e Elísio Gala nos extremos da mesa.

À esquerda, lado a lado, Paulo Samuel e António Cândido Franco.