NO PASSADO SÁBADO, EM SESIMBRA: TARDES TÉLMICAS 2016 FECHARAM COM CHAVE DE OURO!

12-12-2016 23:29

As Tardes Télmicas de 2016 fecharam com chave de ouro no passado sábado. E ao fim de três anos e de vinte e quatro sessões estão hoje firmadas como um acontecimento de referência, pela qualidade e pela diversidade dos seus participantes e das suas propostas, continuando a apresentar uma média de assistências muito apreciável para o meio em que se inscrevem.

O lançamento de Viagem a Granada seguida de Poesia, Volume VI das Obras Completas de António Telmo, acabado de sair a lume com a proverbial chancela da Zéfiro, deu o mote à primeira parte da sessão. Pedro Martins apresentou o livro de 2005, agora reeditado, que também prefaciou, e Rui Arimateia privilegiou, com o seu olhar, os quase cem poemas, dos quais quase metade são inédtos, de Poesia. Sobre a feitura deste livro falou ainda Risoleta C. Pinto Pedro, que o organizou, anotou e posfaciou. Luísa Sousa Martins leu expressivamente alguns dos poemas agora publicados.

Também de Risoleta é A Literatura de Agostinho da Silva, essa alegre inquietação, terceiro título saído este na Colecção Nova Águia com a chancela da Zéfiro e a marca do GEAS – Gabinete de Estudo Agostinho da Silva que o Professor João Ferreira, recém-chegado de Brasília, apresentou, numa data em que se completaram 63 anos sobre o dia em que, em Roma, defendeu a sua dissertação de doutoramento sobre Pedro Hispano, motivo para uma vibrante ovação na já histórica Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Sesimbra. João Ferreira não deixou de sublinhar a nova dinâmica agostiniana que, desde 2014, se gerou com a publicação de vários livros com a marca do Projecto António Telmo. Vida e Obra e, mais recentemente, do GEAS, de que é aliás um dos membros fundadores.

Por fim, a Professora Maria Helena Carvalho dos Santos proferiu a conferência de encerramento das Tardes Télmicas deste ano, subordinada ao tema “A Maçonaria na Literatura” e que em parte se baseou em “Uma prancha maçónica”, notável escrito télmico publicado em A Terra Prometida.

As Tardes Télmicas regressam em 2017, com novas e aliciantes propostas, no ano em que se comemora o 90.º aniversário de António Telmo.