21 DE OUTUBRO, 15:30, EM AZEITÃO: TERTÚLIA EM TORNO DE “A PAIXÃO DE FERNANDO P.”, DE ANTÓNIO QUADROS

30-09-2023 12:58

 

Um dos principais acontecimentos das comemorações do centenário de António Quadros foi o lançamento de A Paixão de Fernando P., romance inédito do autor de Portugal, Razão e Mistério, apresentado em Rio Maior no passado dia 14 de Julho, dia do centenário do seu autor, por José António Barreiros, prefaciador e autor da transcrição do manuscrito. Este livro entra em digressão a partir do próximo mês de Outubro, com a realização de algumas sessões em formato de tertúlia.

Uma destas «Conversas em torno d'A Paixão de Fernando P.» tem lugar em Vila Nogueira de Azeitão, no próximo dia 21, na Casa Memória JoanaLuísa e Sebastião da Gama. Com início às 15:30, a sessão é co-organizada pela Associação Cultural Sebastião da Gama e pela Fundação António Quadros e, moderada por Mafalda Ferro, contará com a participação de José António Barreiros, Lourenço de Morais, Pedro Martins, que “lerá” em paralelo A Paixão de Fernando P. e Uma frescura de asas, os dois romances de António Quadros, e Risoleta Pinto Pedro, que irá comparar o romance de António Quadros com O Bateleur de António Telmo, obra de ficção em que Fernando Pessoa é igualmente uma personagem axial.

Outras sessões das «Conversas em torno d'A Paixão de Fernando P.» encontram-se já agendadas ou previstas:      


17 de Outubro, terça-feira, 18.30

«Conversas em torno d'A Paixão de Fernando P.». Lisboa, Casa Fernando Pessoa. Participantes: José António Barreiros, Ricardo Belo de Morais, [2 participantes em fase de confirmação].


18 de Outubro, quarta-feira, 17h

«Conversas em torno d'A Paixão de Fernando P.». Óbidos, FOLIO, Casa José Saramago. Participantes: Manuela Dâmaso, Anabela Almeida, Manuel Dugos Pimentel, Manuel Cândido Pimentel.


Novembro [em fase de organização]

«Conversas em torno d'A Paixão de Fernando P.». Porto. Participantes: José Almeida, José Carlos Seabra Pereira, José António Barreiros, Paulo Samuel.