20 DE DEZEMBRO, ÀS 17:30, NA ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS E HOMENS DE LETRAS DO PORTO: PAULO SAMUEL APRESENTA «CARTAS DE AGOSTINHO DA SILVA PARA ANTÓNIO TELMO»

10-09-2014 15:41

Na terra natal de Agostinho da Silva, no berço da Renascença Portuguesa de Leonardo Coimbra, Jaime Cortesão e Teixeira de Pascoaes, e da Filosofia Portuguesa, na cidade de Sampaio Bruno, Álvaro Ribeiro e José Marinho, numa das mais históricas instituições do Porto Culto, que teve em Bruno o redactor dos seus primeiros estatutos e em Leonardo um dos seus mais célebres dirigentes. As actividades do projecto António Telmo. Vida e Obra no ano em curso terão o seu epílogo no Porto, no próximo dia 20 de Dezembro, a partir das 17:30, na Associação de Jornalistas e Homens de Letras daquela cidade, instituição que se associa à sessão de apresentação do livro Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo, que no próximo mês será editado com a chancela da Licorne, de Évora. Para além de um representante da Associação, a sessão contará com a presença de responsáveis pelo trabalho de edição do epistolário, de José Cardoso Marques, do Centro de Estudos de Pensamento Português da Universidade Católica do Porto, que acaba de aderir ao nosso projecto e que fará uma evocação do Porto literário e filosófico, e de Paulo Samuel, também ele membro do projecto António Telmo. Vida e Obra, que apresentará o livro.

Este evento assinala ainda o encerramento das comemorações agostinianas de matriz télmica que, ao longo do ano em curso, em que se completam 20 anos sobre a morte de Agostinho da Silva, o nosso projecto promove, comemorações que assim adquirem inequívoca dimensão nacional. O projecto António Telmo. Vida e Obra manifesta-se grato e honrado à Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, na pessoa do seu Presidente, o jornalista e escritor Francisco Duarte Mangas, pelo magnífico acolhimento dispensado a esta iniciativa, também tornada possível pela acção empenhada dos membros do nosso projecto na Cidade Invicta: Alexandre Teixeira Mendes, José Cardoso Marques e Paulo Samuel.